segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Provocação



Veio pela segunda vez a uma aula nos últimos dois meses, depois de ter faltado ao teste. Perguntei-lhe se tinha intenção de fazer o teste de recuperação, ou se ficava com o "módulo" por fazer. Declinou. Não estranhei muito. Quase metade da turma do curso profissional abandonou as aulas, porque realmente não estão nada interessados e só aparecem para chatear. Eu e os outros professores lamentamos que estes calões maiores de idade dêem tão pouco valor a um curso que lhes é oferecido com o dinheiro dos contribuintes para promover a sua qualificação profissional, quando eles - que já podiam estar a trabalhar - ocupam o lugar de outros, mas não fazem mais do que fumar charros à porta da escola, enquanto mastigam a sua "revolta" incompreensível contra os professores, graças - suponho - à mesada que os pais lhes dão.

Tinha começado a aula, quando irrompe um som forte de gemidos (pornográficos) de mulher. Mais uma provocação. Imediatamente, circundo a sala para perceber de onde vem o som e percebo que é de um computador lá trás. Desligo-o logo e comento: "Não sei quem foi o idiota que ligou isto" (evitando dizer "estúpido"). Controlo a leve irritação e continuo a aula. (Poderia ter armado um pé-de-vento, feito uma participação disciplinar colectiva e tentado obter uma denúncia; mas tal não me ocorreu). Continuei como se nada me tocasse.

Meia hora mais tarde, alguém diz qualquer coisa (que eu não percebi), todos riem; comento que «não percebi a piada» e mando-os calar, avisando que não quero mais risos até final da aula; o aluno-turista reincide nas risadas; aviso-o: "É a segunda vez que te aviso"; começa a protestar alto e com mau-modo que os outros podem e ele não, fazendo o papel do injustiçado - que parece ser o prato preferido dos desacatos destes homenzinhos com problemas de auto-estima; ouço-o até ao fim e respondo: "Já é demais, podes sair da aula". Satisfeito com a sua performance, ele sai sorridente, eu marco-lhe falta disciplinar e, mais tarde, faço uma participação ao DT. Suspeito que foi à aula só para me fazer aquela partida; ou para vingar o amigo da outra turma que eu suspendi por 10 dias...

Sem comentários: