terça-feira, 13 de janeiro de 2009

De sol a sol



Hoje foi a "jornada de reflexão e luta", marcada pelos sindicatos, dia em que se fizeram, ou fariam, reuniões de professores sobre a avaliação docente, com faltas justificadas ao abrigo da lei sindical. Fariam, na minha escola. Pois nem sequer o painel sindical tinha afixado o anúncio da jornada e da greve do próximo dia 19. Não havia informação nenhuma. Cheguei muito cedo à escola e, armada em delegada sindical, dediquei-me a afixar nas vitrines dos armários um rol de informações que retirei da internet, ao mesmo tempo que marquei uma reunião para a hora de almoço. A quem chegava e perguntava pela reunião, eu respondia que a reunião era aquela conversa informal e a discussão do assunto sobre o qual não me considero sequer suficientemente esclarecida.

Em todo o caso, já defini uma posição que defendi perante os colegas com quem travei diálogo: a recusa em entregar os objectivos individuais, segundo estratégia recomendada pelos sindicatos - e sem possibidade de sanção, ao contrário do que ameaçou o secretário de estado Pedreira. Esta recusa assumo-a enquanto tomada de posição profissional e política de rejeição deste modelo de avaliação. Não creio que tenha convencido nenhum colega. O nível de cobardia nesta escola chega a ser chocante.

Note-se que a entrega dos objectivos individuais não é obrigatória nem está consignada na lei como etapa do processo de avaliação. O que é obrigatório é a auto-avaliação do professor no final do ano lectivo. Só aí se inicia o processo de avaliação.

Eis os documentos que afixei hoje nas paredes:
Documento de Apoio à discussão
Guião para a discussão
Tomada de Posição de Escola
PROmova - Comunicado
Opção: Não Entregar os Objectivos Individuais
As consequências da não entrega dos objectivos individuais
Perguntas e respostas sobre a avaliação de desempenho: a perspectiva do website do ME
Da Irrelevância Dos Objectivos Individuais Para O Processo De Avaliação À Luz Do ECD
Os Objectivos Individuais No Decreto Regulamentar 2/2008
Os Objectivos Individuais No DR 1/2009-A
A Avaliação Pelo Expresso

A meio do dia tive a prenda de ser nomeada instrutora de um processo disciplinar. Saí da escola ao pôr do sol.

Sem comentários: