quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

As quotas e as castas



Os professores andam malucos com esta história da avaliação, doidos com os objectivos que têm de preencher e entregar para a semana e com os "critérios de superação". Como na minha escola não houve qualquer mobilização colectiva, andam todos a dizer mal, mas ainda não encontrei nenhum que afirmasse não entregar os objectivos individuais (OI). É isso o que vou fazer e digo-o a todos com quem falo, pretendendo dar o exemplo. Mas a maior parte receia as represálias, pois os que aceitam o simplex2 serão avaliados pelo PCE.

Alguns estão dispostos a pedir avaliação pedagógica, o que implica aulas assistidas, portfolio e um avaliador da mesma área disciplinar. Mas aqui começam a surgir as armadilhas. De que serve concorrer para o Muito Bom, se as "notas" serão dadas por quotas? Pode até ter-se um desempenho MB, mas se não houver quota, fica-se apenas com Bom. E quem serão os escolhidos? Os que andam a amanteigar os superiores, comenta-se. Mas que quotas há, ninguém nos disse.

Os coordenadores de departamento (entre si coordenados) recusam-se a dar exemplos de como preencher os objectivos e dão informações mitigadas. Agora temos a casta dos titulares e coordenadores, que, sujeitos a uma avaliação administrativa feita pelo PCE, assumem o papel (ingrato, percebe-se) de transmitir a voz do dono e não dar opiniões. Estão distantes dos outros, não podem, dizem, tomar posição. Foram instrumentalizados já por este regime hierárquico que os sujeita à obediência. Questões de pormenor remetem para o PCE. (Mas estará o PCE disponível para tirar dúvidas pontuais a 120 professores?)

O PCE, esse, já não é dos nossos, é mero emissário das políticas do ME e contorcionista entre regulamentos e despachos. O "povo" já murmura entre dentes contra a hipocrisia dos "administrativos". O PCE, efectivamente eleito pelos colegas, já não os representa hoje. A democracia acabou.

Valentes e coerentes são os 139 PCE e as centenas de escolas que, em moção colectiva, suspenderam a entregas dos OI.

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