quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Os escravos



"Escravos" é a vulgata usada para auto-nomeação dos DT, acrónimo de Director de Turma. Ao DT cabe um sem número de tarefas e responsabilidades que lhe tornam a vida no mínimo difícil e no mais impossível. No nosso horário temos dois tempos por semana (90 minutos) destinados aos trabalhos de organização da turma e mais 45 minutos para atender os pais. Já era assim no tempo da outra senhora (ministra); mas esta resolveu dar-nos que fazer e transferiu, das auxiliares e da secretaria para as costas dos DT, o trabalho de registar as faltas e mandar cartas aos papás.

Como nesta escola as turmas são algo problemáticas, caem dezenas de faltas por semana para levantar e introduzir do computador, mais numerosas cartas aos encarregados de educação, mais os telefonemas aos ditos para controlar o mau comportamento dos meninos, que já deixei de fazer, pois perdem-se horas nisso e só há um telefone; além de reuniões e actas e planos de recuperação e sinalizações e participações disciplinares a encaminhar ou a resolver e sobretudo - sobretudo - uma actividade intensa de resolver problemas do dia-a-dia com os miúdos, ora de comportamento, ora de rendimento escolar, ora apenas problemas individuais, que todos têm, e ainda passar recados e recolher fichas e conversar com os colegas sobre atitudes a tomar. Andamos sempre a correr de fogo em fogo.

Além de andarmos atrás das crianças, temos ainda que andar atrás dos pais que não vêm à escola, nem depois de várias vezes chamados; e só vêm quando se ameaça com a comissão de protecção de crianças e jovens. E o tempo nunca chega, mesmo gastando nestas actividades ditas de "direcção" 10 ou 15 horas por semana.

Sem comentários: