quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Missão impossível



Os "planos de recuperação" estão em marcha desde o início do segundo período. Na verdade não vejo grande recuperação. Alguns miúdos mostram boa vontade e tentam fazer um mínimo; mas as lacunas que trazem - de organização, de competências e de conhecimentos - impedem-nos de recuperar tudo o que os distancia dos objectivos do programa.

Quanto aos outros, a prática mostra que é impossível ensinar quem não quer aprender - e esse é o caso de metade da minha turma de 7º ano. Os miúdos resistem activamente, negando-se a colaborar ou até a trazer os materiais distribuídos; simplesmente desprezam o ensino; e esperam passar automaticamente... como tem acontecido até agora.

Por muitos incentivos à participação ou estratégias de motivação que use, defronto-me todos os dias com a FRUSTAÇÃO; não consigo fazer o meu trabalho, porque do outro lado só encontro oposição e dificuldades. À frustação segue-se o desânimo que, junto com o cansaço físico, conduz à depressão.

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