segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Atitudes, práticas e expectativas



Os alunos de 10º ano continuam na sua atitude de provocação ligeira manifestada por risinhos permanentes que arrastam uma série de perguntinhas de desconversar; atitude que não pode considerar-se de subversão, mas, somado tudo, chega para empatar o curso da aula e impede de avançar ao ritmo desejável.

Nesta turma tenho dois alunos de língua materna não portuguesa. São impecáveis: correctos, atentos e esforçados. Os objectivos estão mais distantes e as dificuldades são maiores, mas isso não os desmotiva; pelo contrário. O que parece estar errado com os lusófonos é que desprezam o ensino que têm e quem lhes dá aulas. Do alto da sua pouca idade, posicionam-se contra a escola e combatem o conhecimento que consideram algo como obsoleto (como se eles soubessem o que essa palavra quer dizer...).

Hoje, diante deste boicote disfarçado, lembrei-me de lhes perguntar: "Vocês sabem quanto custa por ano ao Estado - ou aos contribuintes - a vossa educação?". 7000 euros de propinas anuais. Isso é mais do que os impostos que eu pago num ano. Portanto, os meus impostos individuais não chegam para pagar a escola de um aluno; é pelo menos uma pessoa a pagar para que cada um de vocês tenha direito à educação gratuita; e mais, não pagamos apenas pelos que aqui estão presentes, pagamos também por aqueles que se inscreveram e desistiram das aulas, mas estão a tirar o lugar a outros.

Há um que pergunta: "E como é que custa tanto?" Custa, porque é preciso pagar os professores, os funcionários, as instalações, os materiais, etc. A mim pagam-me para eu vos ensinar, acrescentei. Parecia que nunca tinham pensado nisso.

O problema - ou a solução - reside, segundo Ramiro Marques, em três factores que explicam o sucesso dos alunos estrangeiros e o insucesso dos nacionais:

«As razões do bom desempenho escolar dos alunos do Leste devem-se a três coisas simples e que não custam dinheiro: atitudes, práticas e expectativas.»

«Atitudes: respeito e consideração pelos professores. Práticas: gosto pelo trabalho e responsabilidade na realização das tarefas e deveres. Expectativas: elevadas face à escola e à educação

Sem comentários: