quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A incompetência (2)



Relatórios e estatísticas, é o que o professor burocrata tem que fazer - na nova orgânica que este ministério da educação impôs - para apresentar aos seus (colegas) superiores. A função da nova hierarquia (entre "titulares" e a auto-intitulada "ralé") é exigir relatórios aos que estão no lugar de subordinados; espécie de justificação (ou desculpa) para os níveis de insucesso.

E desde que os professores são obrigados a explicar o insucesso - para não terem má avaliação de desempenho - o relatório é quanto basta para os desculpabilizar das culpas deste sistema de ensino perverso e incapaz.

Muitos professores perderam já a noção das realidades; discutem vagamente "estratégias" e "planos curriculares de turma" - que é onde se avaliam as lacunas dos alunos e se propõem "planos de recuperação" inúteis - para depois justificar que tudo o que era possível fazer foi feito e que os alunos devem passar de ano. Mas nada foi feito. Discutem-se números e não se procuram soluções práticas.

Sem comentários: