domingo, 30 de novembro de 2008

Debate sobre indisciplina e CEFs



1. 31 processos disciplinares numa semana. Como um grupo de delinquentes destrói o ambiente de uma escola

«A agressão a soco e pontapé de um aluno de 16 anos à professora de 50 anos, na escola 2/3 de Jovim, em Gondomar, foi, no entender da vítima, o "culminar" de um clima de grande tensão que se vive naquela estabelecimento de ensino. A docente alerta para o facto de, numa só semana, terem sido registados 31 processos disciplinares (...)».

«É evidente que a escola EB 2,3 de Jovim está refém de um grupo de delinquentes. Um grupo de delinquentes que não deviam estar na escola, mas sim num colégio de portas fechadas que os sujeitasse a um processo de reeducação que integrasse:
i. Acordar todos os dias às 7:00 com marcha na parada durante 30 minutos (...)».

Fonte da notícia: CM de 30/11/08

2. Um debate sobre os CEFs. Um tumor que corrói o ambiente das escolas ou um instrumento necessário para combater os males da sociedade?

«Querer resolver, dentro da escola, um problema que o estado não resolve, e devia, está a prejudicar aqueles que fazem da profissão docente aquilo que ela deve ser: formar uma geração devidamente habilitada para melhorar, no futuro, as condições de vida de todos.» (Ramiro Marques)

3. Anabela Magalhães faz a defesa dos CEFs

«Com o saber de experiência feito permito-me discordar quando o Ramiro afirma que "Os CEF`s são um tumor que corrói os tecidos sãos das escolas onde estão implantados." Alguns alunos dos CEF`s, pela minha experiência muito poucos, são um verdadeiro tumor, mas são casos verdadeiramente excepcionais dentro destas turmas. Poderei lá eu voltar à sala de aula na terça-feira e olhar para o meu M, o meu F, o meu C, o meu B... como tumores?! Jamais enquanto professora tomei esta atitude e não desisto de os trazer para mim, para a Escola, para a Educação, até se me esgotar o último fôlego! E não acho que com esta atitude faça nada mais do que a minha obrigação como professora». Anabela Magalhães

Sem comentários: