segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Diálogo



«- Boa tarde, aqui fala a DT da sua filha, como está? Ligo-lhe porque a sua filha está a faltar muito às aulas, e esta semana mandei-lhe outra carta, mas achei melhor avisá-la já... E tenho recebido muitas participações dos professores...
- Pois, já sei o que se passou com a professora de matemática e vou averiguar...
- Eu não sei o que se passou...
- A professora chegou atrasada e ainda por cima mandou a minha filha embora antes sequer da aula começar, marcou-lhe falta disciplinar.
- Assiste-lhe esse direito, o professor pode marcar falta se o aluno está a perturbar.
- Mas a minha filha não foi a única a atirar-se para o chão, todos se atiraram. Ela é que não sabe controlar à aula.
- Pois, não sei o que aconteceu, terei que falar com a professora, mas não tenho aqui nenhuma falta disciplinar marcada.
- É que ela chega tarde e estão os alunos à espera...
- Os professores podem atrasar-se e os alunos esperam. Os professores estão com muito trabalho e às vezes não conseguem chegar a tempo à aula.
- Mas mandou-a para o PME e escreveu no papel que era porque lhe apetecia. Eu vou averiguar isso.
- Sabe que o professor não precisa de justificar por que manda o aluno para o PME, justifica apenas mais tarde, senão perdia muito tempo da aula.
- Já vi que está a querer confrontar-me.
- Não, não, eu estou preocupada com a sua filha e é por isso que lhe telefono.
- Pois, já vi que não é à toa que dizem que os professores agridem os alunos.
- Bom, nesta escola parece-me que é mais o contrário.
- Eu vou averiguar isto e vou directamente ao Conselho.
- Acho muito bem, pode ir onde quiser, mas eu estou cá para a ajudar. Falarei com a professora.
- Eu acredito na minha filha.
- Claro, mas é preciso ouvir a versão da professora para saber o que aconteceu.
- A minha filha não mente.
- Bem, então nesse caso, será que ela lhe contou que faltou a 14 aulas na semana passada?
- Omitiu, só.
- Então, pergunte-lhe hoje a quantas aulas faltou, para ver se ela lhe diz a verdade.
- Eu sei que a minha filha não é santa...
- Pois não, mas sabe onde é que ela vai quando falta? Eu não sei, mas para algum sítio vai. E tenho-a visto às vezes com algumas más companhias...
- Pois, sim, na sexta-feira vou falar consigo, obrigada.»

Amanhã verei como se comporta a menina...

Sem comentários: