segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O estado das coisas



A infeliz morte violenta acontecida na Casa Pia, na sexta-feira passada, é só a face mais visível do fenómeno de intimidação que governa o outro lado das escolas, sob o olhar incauto ou complacente dos professores. Acabava de perceber isso, quando soube a notícia. Na minha escola, também houve uma facada, mas acertou só no ombro... Aqui ainda não há gangs, comentava eu com uma colega que logo, baixando a voz, me diz: "Ai, há, há..." (E por que baixam a voz quando se fala dos problemas que se deviam dizer bem alto? Porquê o medo? Porquê o tabu?)

Hoje à tarde recebi uma mãe que me diz sem peias que pelas grades da escola se vende droga a miúdos de 10 anos e à vista de todos. Isto enquanto admoestava o filho: "Não te quero ver com esses miúdos". Fiquei estupefacta. Lembrei-me de uma professora na Musgueira que conheci na manifestação de 8 de Novembro e que me contou que via os alunos a passar droga nas aulas e nada podia fazer, com medo de retaliações dos papás, pois.

Assim percebo por que não é possível sequer prender a atenção ou o interesse dos miúdos nas aulas. Andam aflitos com outros problemas. Isto já não se chama escola.

Sem comentários: