quinta-feira, 19 de março de 2009

Rotina



No 10º ano, 20% de positivas apenas. Nem percebo como, mas sei porquê: os alunos não levam livro, não tiram apontamentos, não ouvem o que eu digo, não fazem os trabalhos de casa e, na aula, recusam-se a colaborar; portanto, não é de estranhar. 

Logo no início da aula o chato de serviço começa a implicar, com agressividade. Digo-lhe que está ser malcriado; ri-se e vira a cabeça quando lhe explico o que perguntou. É difícil descrever a sua atitude, inqualificável mesmo. "Chega", digo, "sais da aula neste momento". Ainda resiste, tenho que repetir a ordem. Ao sair, fecha a porta com força. Além da falta disciplinar, terá uma "repreensão registada" no processo individual. Fico irritada e solto diante dos colegas: "estúpido". Perdi a boa vontade. Peço aos alunos que esperem um pouco que eu vou lá fora acalmar-me.

Volto 5 minutos depois. A aula prossegue. Um dos alunos faz-se muito desiludido por eu descontar os erros. É que deu 26 erros, apenas "por distracção"... Digo-lhe que não se podem distrair num teste; como não podem em matemática trocar um algarismo por outro. Insiste e pede que eu desconte menos por cada erro. Digo-lhe que não se distraia nos testes. Não sei para que lhes serve tanta reivindicação inútil.

Sem comentários: