sexta-feira, 20 de março de 2009

Rotina (2)



Como não consigo motivar os que estão em "recuperação", bom, decidi puxar pelos que estão capazes de evoluir. Aproveitei a frescura da aula da manhã, com o 7º ano, para dar gramática da dura: pronomes com função de complementos directo e indirecto: -o, -no, -la, -lhes, -lho; mas os miúdos parece que nunca tal viram escrito. E o permanente jogo de tensão para manter o ruído controlável torna tudo muito difícil. A seguir, a aula de Estudo Acompanhado com a mesma turma decorre já no perfeito caos sonoro. O desânimo deve notar-se na minha cara inexpressiva, igual à que observo em colegas minhas.

Cruzo-me com a professora de matemática, que se queixa de que "eles" hoje estavam insuportáveis e que teve de marcar faltas disciplinares. Trocamos palavras simétricas de desistência: "Já não sei que mais fazer", digo-lhe. "Mais do que tens feito é difícil", responde-me. E sinto-me um pouco mais consolada.

Sem comentários: