quarta-feira, 11 de março de 2009

Apontamentos



1. O absurdo novo programa de Língua Portuguesa; alterado sem avaliação do anterior programa; com carga pesada de conteúdos linguísticos; desajustado do nível real dos alunos.

2. Área de Projecto: cancelei os trabalhos de grupo, desde o primeiro período, porque os grupos só sabem barafustar; cancelei as idas ao CRE, porque os miúdos só brincam. O método: trabalho individual de pesquisa; trabalho de grupo só fora das aulas. Objecções dos alunos. Na aula: mini-pesquisa, para aplicação de regras de citação e referência. Literacia informática nula: não sabem reconhecer o URL nem a fonte de informação.

3. Conjugação verbal à moda antiga: cantar os tempos verbais, um por um; ordem arbitrária, maneira de controlar a dinâmica da aula. Falta de bases.

4. Cordão humano: cansaço; já não me sinto solidária.

5. Guerra de pedradas, formas de intimidação e métodos de gang; Assembleia de Turma: participação disciplinar em colectivo.

6. 10º ano. o mesmo do costume: eles chateiam, eu mando sair com FD; é um braço de ferro que os diverte e a mim já me deixa indiferente.

7. Sinalização à CPCJ: a mãe do aluno nunca veio à escola, depois de vários avisos postais; não atende o telefone. O CE telefona com número incógnito e ela atende; perante a ameaça de o processo passar para CPCJ, presta-se a vir à escola no mesmo dia.

8. Capitulei: desisti de lutar: já tudo me parece uma repetição. Não é possível fazer mais, nem mudar a realidade. Estou mais tranquila, parece que atingi o ponto de equilíbrio (que no início não entendia nos meus colegas).

9. Resultados dos testes: demasiados erros: até as cópias têm erros; ninguém se importa; "mas toda a gente dá erros", diz um miúdo; "eu não dou erros", respondo, nem as pessoas que tiraram a 4ª classe de antigamente (que sabem mais do que quem hoje tem o 9ºano); o aluno incrédulo: "a setora não dá erros? toda a gente dá erros!"; resposta reforçada: "eu não dou erros, posso às vezes enganar-me, mas depois corrijo"; "uma miúda: "a setora dá erros no quadro!"; responde outra miúda: "não é isso! pode não se perceber a letra, mas a setora não dá erros, percebes?"

Sem comentários: