quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O respeitinho (2)



Às vezes custa a acreditar. Ainda há poucos anos, os professores e as professoras (a maioria feminina do corpo docente) eram vistos como pessoas amigas, conselheiras e sapientes, pelas quais havia um dado respeito, tácito e adquirido. Sempre fora assim. Hoje, os alunos vêem o professor como um inimigo, sistematicamente questionam o seu saber, as suas atitudes e indicações, e confrontam-no directamente. Não estou sequer a falar dos alunos crescidos, cujo discernimento poderia atingir os professores menos bons, que os há sempre (e todos os tivemos). Estou mesmo a falar daqueles seres inconscientes que do alto dos seus 12 ou 13 anos dizem diante dos professores aquilo que provavelmente ouvem dizer em casa.

Contava ontem uma professora já com longa carreira: «Hoje tive que dizer a um aluno o que nunca tinha dito antes: nós não somos iguais, eu sou professora, tu és aluno». No mesmo dia, tinha eu dito o mesmo à minha turma, quando se queixavam de que os professores podiam usar telemóvel na aula. E disse mais: «Vocês podem até não gostar de um professor, mas uma coisa é certa: da matéria que ele ensina, ele sabe muito e só ele pode ensinar, porque estudou e tirou um curso». Não sei se perceberam.

Quando é que isto começou? Ora, aí ninguém tem a menor dúvida. Foi quando a senhora ministra que nos governa denegriu, desautorizou e insultou a classe docente.

1 comentário:

Lilith disse...

sabe, sou aluna do CMCB, o colégio militar do corpo de bombeiros do Ceará . No nosso colégio há uma hierarquia composta pelos militares e professores. O monitor de minha sala é arrogante prepotente e e agride constantemente as pessoas da minha sala, dele vem frases tipo essas: "Se você não parar de conversar agora eu juro que te bato" ou "vocês são uns monstros, não sabem fazer nada direito!" e ainda "ei seu delinqüênte, venha cá eu estou chamando por você" até parece cômico da 1º vez que se escuta, mas não é! é triste ser tratada desta forma! o fato é que os alunos da sala não o repreendem por que temos medo de punições severas de colégio militar. o contrário acontece com os professores, já aluno chamando o professor de homossexual no meio da aula e ainda se recusar a sair.
é revoltante saber que o professor que nos ensina é tratado com palavras xulas enquanto um monitor arrogante é tratado com o "respeito merecido" e o professor? não merece respeito?
o que você acha que deveríamos fazer para que possamos resgatar a antiga imagem de "professor amigo"?