sexta-feira, 17 de abril de 2009

Balanço


A semana não foi má. A menina que abandonara a escola voltou às aulas, depois de chamada a mãe "à pedra" pelo Conselho Executivo e pelos assistentes sociais que apoiam a família de 6 irmãos. O aluno do 10º ano com cuja mãe me desentendi voltou impecável.

Os miúdos de 7º ano continuam impossíveis de calar ou de ensinar a não interromper. Ainda assim - já dominando melhor os ritmos difíceis de uma aula sujeita a boicote incessante - lá consegui pô-los a trabalhar, sempre no velho método interrogativo-participativo. Afinal se há coisa que eles não conseguem evitar é participar. 

Em Área de Projecto consegui que percebessem uma só coisa muito importante: como distribuir tarefas dentro do grupo. Forneci a cada grupo uma fotocópia com um tema juvenil diferente (a família, a puberdade, a adopção, as emoções, os amigos, etc.) - assunto que leram, sublinharam e de que distribuíram os tópicos para vir a apresentar à turma na próxima aula. 

Em Formação Cívica dei-lhes uma ficha "guião de leitura" de um artigo da Forum Estudante sobre os jovens e a política. E a terminar a semana, não havendo problemas para resolver na Assembleia de Turma, levei-os para o jardim para brincarem sob minha vigilância. O problema agora já não é o bullying, estão todos mais amigos e mais unidos; agora o "problema" são as raparigas a correr atrás dos rapazes e os rapazes a fugir das raparigas. Está na altura certa para introduzir o tema da sexualidade. 

Sem comentários: