sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Horário pesado



Tenho uma turma de 7º ano à qual dou 11 "tempos lectivos" por semana, a saber:
  • Língua Portuguesa (5h), a única disciplina onde há programa, matéria e objectivos a cumprir (teoricamente, porque na prática os miúdos vêm dos anos anteriores sem saber sequer escrever, alguns ainda estão ao nível da 2ª classe, andam a escrever palavras por dedução fonética);

  • Área de Projecto (2h), uma pseudo-disciplina interdisciplinar onde eles vão aprender a fazer projectos sobre o que lhes apetecer, onde trabalham em grupo e, inevitavelmente, o caos suplanta a aprendizagem orientada;

  • depois têm ainda Formação Cívica (1h), que é, suponho, para os ensinar a portarem-me correctamente nas aulas, mas parece-me que isso devia ser ensinado nas aulas úteis; criar uma disciplina só para isso é meio contraproducente, pois não há programa definido;

  • há ainda Estudo Acompanhado (2h), onde o professor tem que ajudar o alunos a aprender a estudar, sendo um espaço de trabalho individual não estruturado, meio caminho andado para o caos e para desrespeito da autoridade da professora, que faz o papel de paizinha;

  • e ainda temos a 11ª hora, a chamada Assembleia de Turma, espaço criado para resolver problemas prementes da turma, colectivos, claro, portanto, os disciplinares, resultado (acho eu) de haver demasiadas aulas inestruturadas que não servem para aprender, mas apenas para encher o tempo e a paciência dos alunos e dos professores.
Quando voltar, na semana que vem, a dar a minha matéria, o que poderei esperar da dinâmica anormal criada nestas outras 6 horas quase inúteis? Pois sim, concordo que os alunos devem ser ensinados a estudar e a fazer trabalho cooperativo, mas sempre se fazia isso dentro das várias disciplinas, há pelo menos 30 anos que essas metodologias entraram no ensino. Agora, os meios já não servem os fins, os próprios meios são os fins. O processo virou meta-conhecimento; em vez de se ensinar qualquer coisa, ensina-se o eduquês aos educados.

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