sexta-feira, 19 de junho de 2009

Avaliações


Avaliados os alunos, as minhas colegas andam atarefadas com as suas autoavaliações. Por email trocam-se os PCT - Projecto Curricular de Turma - e outros relatórios.

Aqui fica, para exemplo, o PCT da minha turma de 7º (no 1º período):

«CARACTERIZAÇÃO DA TURMA:

Turma relativamente homogénea a nível etário e social. No entanto a nível dos conhecimentos não há uniformidade. Alguns alunos acompanham bem o nível de aprendizagens previstas nos programas mas a maior parte apresenta dificuldades diversas e falta de interesse. Os alunos revelam grandes dificuldades a Inglês devido sobretudo à fraca capacidade de concentração. Não participam de forma ordenada e produtiva. Não cumprem regras e perturbam o normal funcionamento das aulas. Têm um ritmo de trabalho bastante lento. Não conseguem mobilizar conhecimentos científicos e em usar instrumentos de medição (ET). Desempenho pouco satisfatório a nível do raciocínio (Matemática). Manifestam insuficiências no tratamento da informação. Muitos alunos apresentam grande desmotivação e pouca responsabilidade. Globalmente a turma não sabe estar numa sala de aula e respeitar as orientações do professor. Em EF a turma é globalmente empenhada mas a conflitualidade existentes entre alunos destabiliza as aulas.

DIFICULDADES/PROBLEMAS DETECTADOS:

Os alunos revelam atitudes incorrectas impeditivas da aprendizagem e há alguns casos de indisciplina problemática embora não muito grave. Além disso são desorganizados no seu estudo. Há diversos alunos com dificuldades de concentração, com dificuldade de acompanhar a aula, w outros que provocam distracção nos colegas, resultando num clima geral de falta de disciplina. Muitos alunos dão erros ortográficos. Revelam grandes lacunas em várias áreas do conhecimento assim como do domínio correcto da língua. Revelam grandes dificuldades no trabalho cooperativo (em grupo) e desorganização no trabalho de pesquisa. Falta de literacia necessária para acompanharem os programas e dificuldades de operacionalização matemática. Muitos alunos não trazem o material necessário para as aulas.

OBJECTIVOS DO PROJECTO CURRICULAR DE TURMA:

- desenvolver uma postura correcta dentro das aulas de modo a permitir a concentração no trabalho
- desenvolver a responsabilidade e autonomia dos alunos
- incentivar os alunos desmotivados através de reforço positivo
- criar um clima de cooperação entre os alunos e espírito de turma
- interpretação de textos de diversos tipos

COMPETÊNCIAS GERAIS A PRIVILEGIAR:

- participação em actividades respeitando normas e métodos de modo a desenvolver autonomia disciplina de aprendizagem e respeito pelos outros
- utilização de diferentes tipos de linguagens: textos, mapas, quadros, gráficos, fotografia, filmes, etc.
- pesquisa selecção e organização de informação, realização de actividades de investigação autónoma e criativa (Geografia)
- mobilização de saberes científicos e resolução de problemas

ESTRATÉGIAS A DESENVOLVER NAS DIFERENTES ÁREAS CURRICULARES:

Controlo do material da sala de aula.
Controlo da assiduidade e pontualidade.
Projecto de Geografia no moodle.
Erros ortográficos: emendar e rescrever várias vezes as palavras corrigidas.
Leitura orientada de textos atractivos.
Produção de textos escritos. Preenchimentos de textos lacunares. Exercício de resumo.
Desenvolver trabalhos de grupo para melhorar relações interpessoais.
Trabalho em pares.
Registo e resumos das aulas.
Centrar o ensino em questões do quotidiano.
Promover actividades de pesquisa.
Incentivar a expressão pessoal e criativa.

ACTIVIDADES A DESENVOLVER:

- trabalho individual
- trabalho de grupo
- trabalhos de casa
- visitas de estudo
- trabalho de investigação
- participação em actividades educação física

CONTEÚDOS DE CARÁCTER TRANSVERSAL:

Reforçar as competências ao nível da língua portuguesa.
Exigir o cumprimento de regras dentro da sala de aula.
Geografia e Português: descrição.
Geografia e Matemática: exercício de escalas.
Geografia e Ciências: Meio Natural.

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

- testes de diagnóstico e formativos
- fichas de trabalho na aula
- registo de atitudes e comportamentos
- registos de intervenções orais
- peso dos testes formativos: 50%
- avaliação no domínio dos conhecimentos: 70%
- avaliação no domínio das atitudes: 30%
- auto-avaliação

CONTRIBUTOS DAS DISCIPLINAS PARA FORMAÇÃO CÍVICA:

Regras de estar numa sala de aula.
Grécia antiga: cidadania (História).
Desenvolver atitudes de auto-estima e respeito mútuo (EF).

CONTRIBUTOS DAS DISCIPLINAS PARA ESTUDO ACOMPANHADO:

Fichas de trabalho de diversas disciplinas.
Treino de técnicas de estudo.»

Sem comentários: